top of page

Psicólogo, Psicanalista ou Psiquiatra, qual profissional devo procurar?

Atualizado: 21 de dez. de 2023



Uma dúvida muito comum é sobre qual profissional deve ser procurado para as diferentes queixas. Em linhas gerais, busco esclarecer abaixo as atuações dessas áreas "psi":


Sobre o Psicólogo:


Psicólogo é aquele que se graduou em Psicologia após 5 anos de estudo, podendo seguir orientação Psicanalítica, Comportamental, Humanista ou Transpessoal. Faz sessões de psicoterapia, orientação psicológica e psicodiagnóstico dentre outras atividades. É o único profissional habilitado para aplicação de testes psicológicos.

Ligado ao comportamento, o Psicólogo além de observar as interações do sujeito com o ambiente também estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão, etc) que o motiva.


Sobre o Psicanalista:


O Psicanalista tem uma formação superior não necessariamente ligada à área da saúde, mas estudou Psicanálise em cursos de formação ou em grupos de estudos. Sua formação é pautada em estudo teórico, análise pessoal e supervisão clínica, cujo tempo é variável de acordo com o curso e objetivo do profissional.

Tendo o inconsciente como objeto de estudo, o Psicanalista utiliza o método terapêutico postulado por Sigmund Freud e seus discípulos, buscando desenrolar os fios que que chegam a(s) causa(s) do sintoma do indivíduo.


Sobre o Psiquiatra:


O Psiquiatra é um médico, portanto, o único dos três que pode medicar o paciente. Como tal, estudou Medicina e se especializou em Psiquiatria, buscando compreender as causas fisiológicas que pautam o comportamento do indivíduo.

Tratando em conjunto com outros profissionais manifestações mais severas, o Psiquiatra pode ser indicado pelo Psicólogo ou Psicanalista quando o tratamento psicoterapêutico carece de avaliação sobre intervenção bioquímica.

Mais? Entrevista com Jorge Forbes sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=1mitoHDrzNk




180 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page